Artesanatos da fibra e palha da bananeira é apresentado na Fenearte em Olinda por machadenses

Membros da AMA, representam o IPA na  Feira de Artesanato de Pernambuco (Fenearte), em Olinda, que começou nesta quarta-feira (3), todos os 800 estandes já estão montados no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon).

Este ano, cinco mil expositores participam da feira, mas Pernambuco é maioria, com 74% dos expositores.

Os participantes foram selecionado pelo SEBRAE em conjunto com a Associação Beneficente Maria Auxiliadora (AMA) Sítio Siqueira, através de um projeto IPA para exposição e comercialização do artesanato machadense como bonecas, licores, cocada de banana, Chips e o ponto mais forte que é o artesanato da palha e fibra da bananeira.

O grupo de machadenses divide o espaço com Timbaúba  que também foi contemplado com o mesmo projeto do IPA da Associação da usina Curuanji

 Os Artesãos ainda relatou a falta de incentivo ao artesanato local pelo poder público municipal, sendo visto que em todas as cidades vizinhas as prefeituras compraram estandes e viabilizam os custos dos artesãos para representar suas cidades, Limoeiro é um bom exemplo, têm o estante oficial da cidade e ainda ajuda outros estandes para artesãos da cidade.

Mesmo assim os artesãos Machadenses com as dificuldades que enfrentam não desistiu e representam sua cidade com seu artesanato de qualidade.

Com a falta de apoio não há indicações nos standes com o nome "Machados" e por esse motivo muitas vezes o artesanato do município passa despercebido.

Os portões abrem às 14h nesta quarta, mas até o dia 14 a feira funciona das 10h às 22h.

Os ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia  entrada. Além dos estandes, a Fenearte conta com programação com palestras, oficinas, atividades para as crianças, shows e apresentações culturais.

Fonte BLOG ÍNTEGRA




Postar um comentário

0 Comentários